O blog como ferramenta do jornalismo cidadão
Como temos visto o blog é uma ferramenta de fácil implementação por qualquer um que disponha de um computador. Isso tem sido um fator de democratização da informação e tem ampliado as possibilidades de uma comunicação cidadã e participativa. Neste sentido, o blog pode servir como instrumento de fiscalização e de denúncias contra aqueles que atentam contra os princípios de civilidade e de manutenção dos espaços públicos.
A proposta de pauta para a primeira matéria, subseqüente à postagem sobre convergência midiática, é sobre jornalismo cidadão. Explico. Você e sua equipe devem elaborar uma matéria sobre algum fato em que fique patente a falta de respeito ao espaço público, ou a falha na prestação de serviços à cidadania. Desde atrasos na coleta de lixo, passando pela população que joga o lixo em qualquer lugar, à distribuição de sacos plásticos pelos supermercados (um incentivo à disseminação do consumo e da produção de lixo) às soluções inovadoras, para ficar apenas num exemplo.
É neste momento que aaflora o repórter com faro para notícias. Este faro deve ser aguçado com o conhecimento de alguns instrumentos de cidadadia, como o Código de Postura do Município, a legislação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município e do Código de Defesa do Consumidor, dentre outros.
O material deve ser ilustrado com fotos ou vídeos, e os depoimentos devem ganhar relevância.
Discutiremos esta pauta no dia 25 outubro. Até lá, preparem-se para a reportagem que deverá ser postada no dia 1 de novembro. Bom trabalho.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário